sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Merengue de Frutas

Hoje teremos mais uma receita refrescante para o verão. Espero que gostem. Beijos.

Placas de merengue
1 xícara (chá) de claras em temperatura ambiente
3 xícaras (chá) de açúcar refinado
1 colher (café) de cremor de tártaro
1 colher (café) de raspas de limão
Modo de Preparo:
Coloque numa panela o açúcar refinado e as claras, misture muito bem e leve ao fogo lento (mexendo sempre), até que a mistura esteja bem quente. Em seguida, coloque na tigela da batedeira e bata em velocidade máxima, até obter um suspiro bem firme. Por último, acrescente o cremor de tártaro, as raspas de limão e misture delicadamente. Coloque a massa do merengue em saco de confeitar com bico perlê ou pitanga e trabalhe sobre papel manteiga no formato de um caracol. Leve ao forno pré-aquecido a 100ºC e asse até que esteja bem seco. Empregue na montagem quando frio.

Recheio
1/2 litro de creme de leite fresco (gelado)
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha
350g de morangos lavados e fatiados
250g de pêssegos em calda, escorridos e picados
250g de abacaxi picado, cozido e escorrido
Modo de Preparo:
Bata o creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha até obter o ponto de chantilly firme e reserve. À parte, deixe as frutas picadas e reservadas.
Molho de chocolate
100g de chocolate cobertura ao leite
100g de chocolate meio amargo picado
1 lata de creme de leite com soro
2 colheres (sopa) de rum branco ou escuro
1 colher (chá) de essência de rum
Modo de Preparo:
Derreta todos os ingredientes em banho-maria e empregue.
Montagem:
Monte o merengão dentro de um aro redondo com 24cm de diâmetro ou sobre um prato decorativo, intercalando camadas de disco do merengue assado, chantilly batido, metade dos morangos e todo o abacaxi picado, novamente um disco do merengão, chantilly batido, morangos e pêssego em calda, sendo a última camada de disco do merengão. No momento de servir, finalize a sobremesa decorando toda à volta com fios de ovos, frutas, chantilly e sirva com o molho de chocolate.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Um clássico!!!

Se tem uma sobremesa que eu amo nessa vida é o petit gateau!!!! E acho que super combina com o verão, nada melhor do que o contraste do sabor forte do chocolate e a refrescância do sorvete. Ao contrário do que muito gente diz, preparar um bom petit gateau não é nenhum bicho de sete cabeças, vou postar hoje a minha receitinha amada, é só seguir o passo a passo e se jogar nessa delícia. Espero que gostem. Beijos.







250 g de Melken Dark picado
250 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
5 ovos
5gemas
150g de açúcar
100g de farinha de trigo
Modo de Preparo
Derreta o chocolate. Junte a manteiga, mexa bem até que todo o chocolate tenha derretido e reserve. Misture os ovos com as gemas e o açúcar. Junte ao chocolate derretido e misture com uma espátula. Acrescente a farinha de trigo peneirada, misturando até obter uma massa homogênea. Unte as forminhas próprias para petit gateau untadas com manteiga e polvilhadas com Harald Chocolate em pó 50%. Preencha-as com massa até ¾ da capacidade, porque eles crescem durante a cocção no forno. Asse os petit gateaux em forno alto (250ºC – pré-aquecido) por cerca de 7 minutos ou até que as bordas estejam firmes e o centro ainda esteja mole.