sábado, 21 de novembro de 2009

Arroz com castanha

Uma outra delícia típica das ceias de natal e o arroz com castanha. Adoro!!!!!

3 xícara(s) (chá) de Arroz
1 1/2 xícara(s) (chá) de castanha-de-caju picada(s)
4 colher(es) (sopa) de manteiga quanto baste de sal
quanto baste de cheiro-verde

Modo de preparo
Cozinhe o arroz e reserve. Faça com que o arroz fique bem soltinho, pois será adicionada a castanha. Numa panela média, coloque a manteiga e junte as castanhas. Você pode picar a castanha na faca ou então no liqüidificador, mas muito cuidado para não moer. Mexa até ficarem bem douradas, o que leva cerca de 6 a 8 minutos. Agora, numa travessa refratária, coloque uma camada de arroz e uma camada de castanhas, terminando com as castanhas. Se preferir, pode colocar tudo e mexer depois. Enfeite com o cheiro-verde e sirva.

Acompanhamento para a ceia (Farofa)

A farofa além de ser deliciosa também é um ótimo elemento para decorar o peru.


3/4 xícara(s) (chá) de manteiga
500 gr de moela de frango

1 unidade(s) de cebola picada(s)
2 dente(s) de alho picado(s)
100 gr de uva passa
1 1/2 xícara(s) (chá) de nozes picada(s)
2 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca crua
quanto baste de sal
quanto baste de salsinha picada(s)

Modo de preparo
Cozinhe os miúdos com a gosto (sal, alho, cebola, por exemplo) ou um cubo de caldo galinha. Assim que estiverem macios, desligue o fogo e pique. Reserve.
Numa panela ou frigideira alta, coloque o óleo ou manteiga. Espere aquecer e junte os miúdos picados. Refogue até que comece a ficar com uma cor. Junte a cebola e o alho e continue a refogar. Quando a cebola estiver querendo ficar transparente, junte as passas e as nozes. Refogue até a cebola estar totalmente transparente. Junte a farinha de mandioca e continue mexendo, até sentir que a farofa está crocante. Tempere com sal.
Adicione a salsinha e desligue o fogo. Mexa mais um pouco, pois a panela deverá estar muito quente e ainda pode queimar a farofa.

Acompanhamento para a ceia (Salpicão)

O tradicional salpicão não pode faltar na ceia de natal, segue abaixo uma receita que gosto bastante.


2 unidade(s) de peito de frango desossado
1 pé(s) de salsão em tiras
1 unidade(s) de pimentão verde em tiras
1 unidade(s) de pimentão vermelho em tiras
2 unidade(s) de cebola picada(s)
3 unidade(s) de maçã picada(s)
quanto baste de uva passa branca sem caroço
quanto baste de salsinha picada(s)
quanto baste de azeite
quanto baste de sal
quanto baste de maionese
quanto baste de batata palha
2 unidade(s) de cenoura ralada(s) grossa(s)


Modo de preparo

Tempere o frango à gosto. Cozinhe e desfie. Misture todos os ingredientes menos a batata palha. Deixar na geladeira até a hora de servir. Na hora de servir colocar batata palha por cima ou em volta.


Beijos

Peru na Cerveja

Oi gente!!! Hoje vamos tratar de um assunto muito sério, o protagonista de toda ceia de natal o PERU!!! No meu caso em particular o preparo do peru sempre foi um problema nas ceias da minha família desde que eu me entendo por gente, o danadinho sempre ficava seco, mas mesmo assim comiamos o peru na ceia e no almoço do dia 25, mas sempre sobrava pelo menos a metade da ave. Vamos falar fracamente, quem aguenta ficar comeno aquela carne seca em grandes quan tidades, resumindo a história, as sobras viravam farofas, tortas, tinhamos que ser muito criativos para não perder o nosso querido PERU. Aí desde que eu resolvi trabalhar com essa história de gastronmia rsrssrs resolvi dar um jeito nesse bichinho, para que ele ficasse suculento e de preferência não sobrasse nem para o almoço do dia 25 e não é que consegui, a dois anos seguidos que o PERU é o primeiro a cabar no natal da minha família. Portanto, vamos deixar de conversa fiada e vamos à receita. Esta receita eu desenvolvi a partir de uma receita que vi no Mais Você, fiz algumas adaptações e ficou maravilhosa.



1 Peru de aproximadamente 5 kg

2 limões

1 colher (sopa) de vinagre

1/2 litro de água

1 lata de cerveja pilsen

1 cebola grande

1 cabeça de alho média

2 colheres (sopa) de sal

1/2 colher (sopa) de pimenta do reino moída

2 colheres (sopa) de manteiga

Barbante

Palito de dente

Saco plástico grande



Modo de preparo

Para garantir o sabor do peru, ele precisa ser temperado 48 horas antes de ser assado (caso contrário vai ficar seco). Com o peru descongelado, lave-o com água corrente e, em seguida misture o suco dos dois limões, o vinagre e a água. Com esta mistura lave o peru, é importante esfregá-lo bastante para tirar todo aquele tempero ruim. Depois amarre com o barbante as coxas do peru e prenda as asas com os palitos de dente ( é muito feio servir a ave com as asas e pernas abertas heheehehehe). No liquidificador bata a cerveja, a cebola (cascada), os alhos (cascados), o sal e a pimenta, deixe bater bastante para que fique tudo bem triturado. Coloque o peru dentro do saco plástico e jogue o tempero por cima, amarre o saco plático com o barbante e leve o peru temperado para a geladeira. É importante virar o peru no saco plástico pelo menos umas três vezes por dia para que o sabor fique homogêneo. Mas fica a dica é melhor que o peito fique a maior parte do tempo virado para baixo. Depois de marinar por 48 horas o peru já está pronto para ser assado, coloque o peru em uma assadeira grande e acrescente também todo o líquido do saco plástico, o peito precisa ser colocado, primeiramente,com o peito para baixo, cubra com papel alumínio e leve para assar por 1 hora. Em seguida, retire o peru do forno e vire o peito para cima, passe a manteiga sobre a ave e leve para assar mais um pouco, até que fique dourado.

OBS: você não pode deixar o tempero secar por completo, depois do peru assado ainda irá sobrar muito líquido na assadeira que deverá ser desprezado.



Espero que tenham gostado. Beijos.

Rabanada Recheada (O natal já chegou!!!!!)

Meninas o natal vem vindo!!!!! Eu adoro essa época do ano,o clima de confraternização,as decorações perfeitas e, principalmente, as comidas maravilhosas. A partir desta semana vou dedicar todos os posts do blog às festas de fim de ano, vamos ter receitas (e não estou falando só de doces não!!!! vou dividir com vocês as minhas idéias para uma ceia completa), idéias de decoração e muito mais.

1 pacote de pão de forma sem casca (com 20 fatias)
- 200 g (1 xícara de chá) de leite condensado cozido por 40
min na pressão ou doce de leite pronto ou 200 g (1 xícara de
chá) de goiabada derretida e 100 g de queijo meia cura
ralado grosso para polvilhar
- De 750 ml a 1 litro de leite
- 1 colher (sopa) de açúcar para misturar no leite
- 6 ovos inteiros batidos
- Óleo para fritar
- 3 xícaras (chá) açúcar misturado com 2 colheres (sopa) de
canela para passar as rabanadas

Modo de Preparo

Espalhe 1 colher (sobremesa) de doce de leite ou goiabada
amolecida e o queijo sobre uma fatia de pão. Cubra com a outra
fatia e aperte delicadamente as bordas para colar.

Passe no leite com o açúcar. Depois nos ovos batidos. Leve para
fritar em óleo quente. Coloque sobre papel-toalha, depois passe
pelo açúcar com canela. Se preferir, você pode comer sem passar
no açúcar com a canela.

Espero que tenham gostado. Beijão.