sexta-feira, 9 de março de 2012

Pão de Mel Requinte

Olá!!!!! O post dessa semana é sobre um doce muito comum aqui no Brasil, o Pão de Mel. Não dá para acreditar na quantidade de pães de mel que encontramos por aí. Mas na maioria das vezes, pelo menos para o meu paladar, o sabor deixa a desejar. Encontro muitos pães de mel secos, com sabor muito forte de especiarias, banho de chocolate muito espesso, com pouco recheio, recheio de má qualidade. Por este motivo vou postar hoje, a minha receita de pão de mel, fruto de muita pesquisa e muitos testes para conseguir chegar a um produto saboroso e com preparo rápido e fácil, afinal pão de mel vende como água (principalmente no inverno) então precisamos de uma produção rápida.

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de Chocolate em pó com 33% de cacau
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo peneirado
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo da índia moído
1 colher (café) de cardamomo em pó
1/2 colher (café) de gengibre em pó
1 colher (chá) de pó para capuccino
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de mel
1 ovo
2 colheres (chá) de manteiga em temperatura ambiente
Para o recheio
1 lata de doce de leite (faço o doce de leite cozinhando uma lata de leite condensado por 30 minutos na panela de pressão), outros recheios que gosto muito são brigadeiro, geleia de damasco e creme de nozes.
Para cobertura
1kg de Chocolate meio amargo (uso Melken), mas o mais comum é usar uma Cobertura Fracionada sabor chocolate meio amargo (neste caso uso Harald Top)

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes secos, acrescente o ovo e à manteiga, o leite e o mel misturando até formar uma massa lisa. Preencha as forminhas de pão de mel com a massa até à metade (unto minhas formas com emulsificante para sorvete ou unta forma profissional). Leve para assar em forno médio por aproximadamente 15 minutos. Depois de frio divida os pães ao meio e recheie com o doce de leite. Em seguida, faça o banho com o chocolate derretido e temperado.

Espero que gostem mil beijos.

4 comentários:

  1. Adorei Sara!!!
    E parece bem fácil de fazer :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiiii. Super legal seu site. Só me tire uma dúvida: untar as forminhas com emulsificante não fica com gosto estranho no pão de mel? Pois unto todas as forminhas com margarina e trigo e dá um trabalhão grande! rsrssrrs Achei essa sua dica bem legal, mas tenho medo que estrague o pão de mel! Beijão, e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula! Que bom que gostou fico feliz! Usar o emulsificante como unta formas não altera em nada o sabor, uso o emulsificante para tudo e nunca notei diferença, pode testar tranquila. Beijos.

      Excluir
  3. Muuuuuuuuito obrigada por me responder! :-) Ai, como isso vai facilitar a minha vida! ihhihiihih Grande beijo pra vc, e sucesso sempre.

    ResponderExcluir