sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Derretimento

Existem três métodos diferentes:

Banho-maria - é necessário picar o chocolate ou cobertura em pequenos pedaços. Em seguida, aqueça a panela com água e desliga o fogo começar a formar bolhas pequenas no fundo da panela (a temperatura da água não pode exceder 50ºC), a melhor forma para sentir a temperatura é colocar a mão, pois você deve suportar ficar com a mão na água. Despeje o chocolate ou cobertura picada em um recipiente seco e coloque-o sobre o banho-maria que já deve estar desligado, o recipiente com o chocolate deve ter a boca mais larga do que a panela que estiver com a água, para evitar o contato do chocolate ou cobertura com o vapor de água. Deixe em repouso por um tempo até derreter. A temperatura do chocolate ou cobertura deve estar entre 40ºC e 45ºC.

* Importante: você deve evitar sempre que o chocolate ou cobertura entre em contato com qualquer tipo de umidade.

Microondas - é necessário picar o chocolate ou cobertura em pedaços. Colocar em um recipiente refratário e levar ao microondas por 1 minuto em potência média. Ao término do tempo retire o refratário do microondas e movimente o chocolate ou cobertura com uma espátula, se o conteúdo ainda não estiver completamente derretido retorne para o microondas por mais 1 minuto em potência média, repita essa operação até que o chocolate ou cobertura esteja completamente derretido.

Derretedeiras - é necessário picar o chocolate ou cobertura em pedaços. Coloque os pedaços na derretedeira espalhados lado a lado e gradua a temperatura entre 45ºC e 50ºC. Mantenha o sistema de movimentação da máquina desligado até que o chocolate esteja completamente derretido, a partir daí o movimento poderá ser acionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário