sábado, 21 de novembro de 2009

Peru na Cerveja

Oi gente!!! Hoje vamos tratar de um assunto muito sério, o protagonista de toda ceia de natal o PERU!!! No meu caso em particular o preparo do peru sempre foi um problema nas ceias da minha família desde que eu me entendo por gente, o danadinho sempre ficava seco, mas mesmo assim comiamos o peru na ceia e no almoço do dia 25, mas sempre sobrava pelo menos a metade da ave. Vamos falar fracamente, quem aguenta ficar comeno aquela carne seca em grandes quan tidades, resumindo a história, as sobras viravam farofas, tortas, tinhamos que ser muito criativos para não perder o nosso querido PERU. Aí desde que eu resolvi trabalhar com essa história de gastronmia rsrssrs resolvi dar um jeito nesse bichinho, para que ele ficasse suculento e de preferência não sobrasse nem para o almoço do dia 25 e não é que consegui, a dois anos seguidos que o PERU é o primeiro a cabar no natal da minha família. Portanto, vamos deixar de conversa fiada e vamos à receita. Esta receita eu desenvolvi a partir de uma receita que vi no Mais Você, fiz algumas adaptações e ficou maravilhosa.



1 Peru de aproximadamente 5 kg

2 limões

1 colher (sopa) de vinagre

1/2 litro de água

1 lata de cerveja pilsen

1 cebola grande

1 cabeça de alho média

2 colheres (sopa) de sal

1/2 colher (sopa) de pimenta do reino moída

2 colheres (sopa) de manteiga

Barbante

Palito de dente

Saco plástico grande



Modo de preparo

Para garantir o sabor do peru, ele precisa ser temperado 48 horas antes de ser assado (caso contrário vai ficar seco). Com o peru descongelado, lave-o com água corrente e, em seguida misture o suco dos dois limões, o vinagre e a água. Com esta mistura lave o peru, é importante esfregá-lo bastante para tirar todo aquele tempero ruim. Depois amarre com o barbante as coxas do peru e prenda as asas com os palitos de dente ( é muito feio servir a ave com as asas e pernas abertas heheehehehe). No liquidificador bata a cerveja, a cebola (cascada), os alhos (cascados), o sal e a pimenta, deixe bater bastante para que fique tudo bem triturado. Coloque o peru dentro do saco plástico e jogue o tempero por cima, amarre o saco plático com o barbante e leve o peru temperado para a geladeira. É importante virar o peru no saco plástico pelo menos umas três vezes por dia para que o sabor fique homogêneo. Mas fica a dica é melhor que o peito fique a maior parte do tempo virado para baixo. Depois de marinar por 48 horas o peru já está pronto para ser assado, coloque o peru em uma assadeira grande e acrescente também todo o líquido do saco plástico, o peito precisa ser colocado, primeiramente,com o peito para baixo, cubra com papel alumínio e leve para assar por 1 hora. Em seguida, retire o peru do forno e vire o peito para cima, passe a manteiga sobre a ave e leve para assar mais um pouco, até que fique dourado.

OBS: você não pode deixar o tempero secar por completo, depois do peru assado ainda irá sobrar muito líquido na assadeira que deverá ser desprezado.



Espero que tenham gostado. Beijos.

3 comentários:

  1. Hummm, sua receita parece ser muito boa! Detesto aquele gosto do tempero que vem pronto! Mas eu não vou jogar fora o molho, vou coar e engrossar com trigo e servir junto com a carne, o que vc acha da idéia?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!!! Muito bom ter você sempre aqui no blog. Confesso que achei a sua idéia bastante interessante, mas eu sinceramente nunca testei. Você testa e conta aqui no blog como ficou combinado?! beijão.

    ResponderExcluir
  3. Valeu,adorei esse tempero alem de ser pratico, deixou o peru saboroso,tb fiz um caldo com castanha portuguesa, vinho do porto, e a marinata coada e creme de leite tudo a gosto,e ficou muito 10, esperimente.......depois me conte.......beijos

    ResponderExcluir